terça-feira, 18 de junho de 2013

* FÁBULA



A fábula é um texto narrativo, usado há muito tempo, passou por diversas gerações, sendo transmitida oralmente, principalmente por seus grandes ensinamentos.

Esopo inventava  histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano.

A fábula  sempre apresenta  um fundo moral, sendo utilizada principalmente com fins educativos, tornando o ensinamento bem mais simples de ser entendido.

Cada uma das Fábulas  apresenta uma moral própria, como a história daCigarra e da Formiga, por exemplo, que já foi trabalhada em diversos gêneros, traz a moral de que temos que trabalhar, para que, quando surgirem as dificuldades tenhamos onde nos amparar e que não basta vivermos só  de festa .

História clique AQUI
Desenho para colorir da história  "A Cigarra e a Formiga", clique AQUI





Esopo foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.
As fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos.





Um comentário:

  1. Oi Amiga,

    Passando para retribuir a visita e também seguir este lindo blog que nos leva de volta a infância.
    Gostei bastante. Parabéns!

    Grande beijo.
    Shirley Nesi

    ResponderExcluir